Skip to content

Posso ter contato com pets no pós-TMO?

Contato pet no pós-tmo
Compartilhe

Última atualização em 20 de julho de 2023

Os cães e gatos estão nos lares de grande parte da população e podem ser ótimas companhias para quem passou por um transplante de medula óssea (TMO). Mas, é preciso estar atento para evitar que eles tragam riscos

Escrito por: Natália Mancini

A recuperação de um transplante de medula óssea (TMO) pode ser desafiadora, mas o contato com animais domésticos pode ser um apoio nesse período. O contato com os pets no pós-TMO pode fornecer suporte emocional, companheirismo e, até mesmo, contribuir para a saúde física. Mas, para ter todos esses benefícios, é indispensável tomar alguns cuidados.

O Dr. Celso Arrais, onco-hematologista do Hospital Nove de Julho, começa explicando que, durante muito tempo, os médicos divergiram sobre os pacientes poderem, ou não, ter contato com pets após o TMO. Mas, atualmente, a maioria dos especialistas libera esse contato, desde que as pessoas sigam algumas recomendações. A mudança na orientação se deu não só por conta de ser seguro ter um animal doméstico, mas também por conta dos benefícios emocionais que eles podem trazer. 

“As doenças transmitidas por animais são, em geral, de animais doentes, de rua e/ou malcuidados”, o doutor pontua. Então, o principal ponto para ter um animal de estimação é mantê-lo limpo e saudável.

Pet terapia no pós-TMO

A pet terapia, também conhecida como terapia assistida por animais, é uma abordagem terapêutica que tem sido usada, de forma eficaz, no tratamento de diversas doenças. Ela envolve a interação entre os pacientes e animais treinados, como cães, gatos e até mesmo cavalos, com o objetivo de promover benefícios físicos, emocionais e psicológicos. No caso do pós-transplante de medula óssea, a pet terapia desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida e na recuperação

Pet terapia para quem tem câncer

O Dr. Arrais diz que esse contato, mesmo durante o período de internação depois do transplante, é seguro e faz bem para o emocional. 

Isso acontece porque, os animais de terapia podem proporcionar companhia, conforto e reduzir a ansiedade, o estresse e a sensação de isolamento enfrentados pelos pacientes durante esse período desafiador. Além disso, a interação com os animais pode estimular a motivação, a socialização, a autoestima e até mesmo contribuir para a melhora do sistema imunológico. 

Porém, o médico ressalta a necessidade de alguns cuidados, como evitar lambidas e observar se os animais estão com a saúde em dia.

Leia também:

 Pets em casa no pós-TMO

Aqui, novamente, o Dr. Arrais fala que não há nenhuma proibição, desde que “os animais estejam bem cuidados, limpos e vacinados” e que a pessoa esteja atenta a algumas orientações para reduzir riscos.

De acordo com o hematologista, a primeira regra é não adquirir um pet novo nesse período de pós-transplante. O motivo é que “filhotes ainda não vacinados ou recém vacinados podem transmitir algumas doenças nos primeiros dias da nova casa. ”

Pet no pós-tmo

Outro conselho do médico é evitar contato excessivo, então não deixar que o animalzinho dê lambidas, principalmente na região do rosto, e não compartilhar pratos ou talheres com eles. Além disso, também é de extrema importância não deixar que o pet arranhe a pele, pois esses arranhões podem acabar se tornando uma porta de entrada para infecções.

O Dr. Arrais ainda afirma que é altamente recomendável o paciente não recolher as necessidades do animal. Então, se tiver outra pessoa na residência, o ideal é que ela cuide dessa tarefa.

O momento do passeio pode ser benéfico tanto para o cachorro, quanto para quem passou pelo transplante. Porém, é indicado tomar cuidado em relação ao local do passeio, pois deve ser um lugar limpo e, preferencialmente, que não esteja cheio e/ou aglomerado.

Por último, é indispensável cuidar do pet em si, então é preciso dar “banho frequentemente, dar todas as vacinas e mantê-lo limpo e saudável”, o Dr. Celso Arrais orienta.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Vou entrar em contato com meus pets, após 3 meses do meu Transplante. Quais providências devo tomar com relação a eles? Providenciei a vermifugação, vacina contra raiva, e vacina v-10. Não sei se falta alguma… tenho gatos e cachorro

Back To Top