Acupuntura para quem tem câncer
Última atualização em 29 de julho de 2021
Essa antiga técnica pode auxiliar no manejo da dor durante o tratamento
Cerca de 50% dos pacientes oncológicos apresentam dor em todos os estágios da doença. Ela está presente em 25% dos pacientes recém-diagnosticados, 33% daqueles que estão realizando o tratamento antineoplásico e em até 75% no estágio avançado de câncer.
Este sintoma acontece por dois principais fatores, conta Marcus Pai, médico especialista em acupuntura e dor na Clínica Dr. Hong Jin Pai & Associados. O primeiro, é próprio tumor, que pode pressionar algumas estruturas do corpo, como ossos, nervos e alguns órgãos. Já o segundo motivo são os tratamentos antineoplásicos, como a quimioterapia e a radioterapia.
“A maioria dos pacientes que procuram acupuntura é para problemas relacionados à dor. Nos últimos 12 anos, a Oncologia Integrativa, um ramo da medicina integrativa, tentou combinar terapias complementares. Dessa forma, incluindo acupuntura, no tratamento convencional do câncer”, ele diz.
Agulhar um ponto de acupuntura do sistema nervoso central estimula a produção e liberação de endorfina, diminuindo o desconforto. Além disso, essa técnica também influencia na liberação de interleucinas, proteínas produzidas pelos leucócitos, e adenosina, responsável por auxiliar o metabolismo, causando um efeito analgésico.
Quais os benefícios da acupuntura para quem tem câncer?
A acupuntura pode ser utilizada pelos pacientes oncológicos para diversos objetivos, como amenizar ansiedade, náusea e estresse. Além disso, estudos têm mostrado a sua eficácia como tratamento adjuvante para a diminuição da dor.
O efeito analgésico foi apontado por um estudo de meta análise publicado no Jama Oncology. Durante a pesquisa foram analisados mais de vinte testes já realizados. Os pacientes que participaram de um desses testes classificaram seus níveis de dor antes de serem submetidos à acupuntura. A escala ia de zero (nenhuma dor) a dez (severa).
Parte deles recebeu uma acupuntura não real, na qual as agulhas foram colocadas em locais não relacionados com a melhora da dor, como se fosse um placebo. Já no outro grupo de pacientes, a técnica foi realizada nos locais corretos.
No final, os participantes classificaram novamente a dor e percebeu-se que o grupo que recebeu a acupuntura real apontou uma queda de 1,38 pontos na escala.
Em um outro teste analisado, as pessoas submetidas à acupuntura diminuíram em 30 miligramas as doses diárias de morfina.
“O tratamento com a acupuntura depende do diagnóstico, intensidade dos sintomas e terapias já realizadas. Para dores musculares, muitas vezes, ela pode ser suficiente para trazer alívio de dor miofascial na coluna ou no pescoço. Enquanto que para pacientes com dor neuropática, realizamos uso complementar da acupuntura com medicamentos. Dessa forma, aceleramos o processo de reabilitação da pessoa”, explica Marcus.
Ou seja, é possível utilizar a acupuntura em diversas etapas do tratamento oncológico com diferentes objetivos.
Pontos de acupuntura para quem tem câncer
Os pontos a serem trabalhados variam de paciente para paciente e devem ser decididos em conjunto pelo oncologista e pelo especialista que aplicará a acupuntura. Os locais não necessariamente são fixos. É possível alterá-los em cada sessão, tornando o tratamento mais otimizado e dinâmico.
“Trabalhamos com pontos com efeitos locais e sistêmicos. Ou seja, existem pontos com efeito na região com sintomas, como o IG4 na mão para tratar neuropatia nas mãos. E há também pontos que apresentam efeitos difusos no organismo, como ponto PC6 no antebraço, que tem efeito para relaxamento. Podendo ajudar nas náuseas e vômitos”, exemplifica o especialista.
Cuidados necessários para realizar a acupuntura em pacientes oncológicos
Primeiramente, é essencial estar atento à higiene e assepsia do local e dos materiais para evitar riscos de infecções. Todos os equipamentos e agulhas devem ser descartáveis. Em segundo lugar, está a questão da condição da pele do paciente.
“Não se deve realizar acupuntura sobre a pele com sinais de lesões dermatológicas ou infecciosas agudas. Também não realizamos acupuntura em pessoas com linfedema”, Marcus fala.
De forma geral, a acupuntura é uma técnica segura e raramente apresenta efeitos colaterais, como dor no local da aplicação e pequenos sangramentos. Porém, os pacientes com cânceres hematológicos, em algumas situações, podem entrar na lista de quem não deve fazer acupuntura.
“A princípio, evitamos utilizar esse método em pacientes com trombocitopenia e neutropenia, que podem ser da própria patologia ou secundárias a efeitos mielossupressores da quimioterapia ou radioterapia. Isso acontece porque há um maior risco de formação de pequenos hematomas locais na região do agulhamento”, ele alerta.
Pacientes que utilizam anticoagulantes devem receber um maior cuidado, considerando que estão mais propensos a terem sangramentos
Implantação da acupuntura no SUS
A acupuntura está disponível no SUS desde 1988, quando foram criadas diretrizes para o atendimento médico dessa técnica. Atualmente, é possível encontrá-la em vários níveis de serviços públicos.
“Existem centros de acupuntura em postos de saúde como UBS ou AME, além de grupos especializados em nesse tratamento em hospitais oncológicos. Por exemplo, pacientes que estão em tratamento no ICESP, e que necessitam de reabilitação ou controle de dor crônica, tem à disposição uma equipe de médicos especialistas no tratamento de dor com acupuntura”, finaliza Marcus Pai.
Neuropatia periférica: fique de olho no formigamento
Como funciona a drenagem linfática para pacientes oncológicos
Otimas indicações e recomendaçoes, a acupuntura, auriculoterapia crescendo a cada dia. Gratidao
Olá, Izabel, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!
Abraços
Gostaria para a minha mãe, ela tem mieloma mas nunca indicaram pra ela.
Olá, Angela, como vai?
Recomendamos que a senhora, ou a sua mãe, conversem com o(a) médico(a) que acompanha o tratamento dela, verifiquem se ela pode fazer acupuntura e quais são os benefícios que ela pode trazer.
Se precisarem de alguma ajuda, estamos à disposição!
Abraços!
minha tia esta com cancer no figado intestino e pulmao quais os pontos que ela nao deve fazer acumpuntura
Olá, Ana, como vai?
Pedimos para que sua tia converse com o(a) médico(a) oncologista que acompanha o caso dela para que ele possa indicar certinho se há pontos que devem ser evitados e quais são eles. Como nós não temos informação sobre o caso dela, e também não somos um centro de tratamento, não temos autorização para oferecer esse tipo de orientação.
Abraços!
Meu esposo está com câncer no rim direto, eu estou estudando acupuntura, qual ponto posso utilizar
Olá, Alexandra, como vai?
Os pontos ideias para trabalhar são definidos após uma avaliação cuidadosa feita por um especialista na área. Até porque, a acupuntura, no tratamento oncológico, tem o papel de aliviar sintomas e efeitos colaterais, não curativo, então depende muito das necessidades de cada pessoa.
Abraços!