Skip to content

Nada é por acaso, o espiritual explica

Compartilhe

Última atualização em 27 de novembro de 2020

Medicina espiritual defende que as doenças são ferramentas para drenar as impurezas do corpo

Muitos pacientes com câncer fazem a pergunta que não quer calar: “por que eu?”. A ciência, é fato, nem sempre tem as respostas. Um núcleo de médicos que trabalha com a espiritualidade, no entanto, defende que o corpo físico é uma espécie de carvão ou filtro que drena as impurezas de um corpo mais elevado, o espiritual. E isso é feito por meio das enfermidades, tanto as conhecidas quanto as que têm causas ainda ignoradas.

“Doença é algo complexo, sabemos muito pouco sobre suas verdadeiras origens. Mas podemos dizer que ela está relacionada a um momento de transformação do corpo espiritual, quando este procura eliminar os seus desequilíbrios internos. É certo, porém, que a dor, para ser benéfica, tem de nos transformar em pessoas melhores. Com ela, devemos aprender a ser mais pacientes, generosos e humildes”, diz a Dra. Marlene Nobre, da Associação Médico Espírita do Brasil.

Ela tem comandado pesquisas científicas no campo médico-espiritual, realizando rituais e colhendo experiências. “Porém, ainda temos esbarrado muito em preconceito. Isso pode desestimular a investigação nessa importante área da saúde”, conta a médica. Ela acredita que, no futuro, com a construção de uma espiritualidade mais ampla dentro da Medicina, “teremos maior compreensão do que seja a cronogenética e os mecanismos genéticos em geral. Porque entenderemos melhor quais são os verdadeiros mecanismos através dos quais as doenças surgem em determinadas fases da existência física”.

A mensagem fundamental da doutora diz que a fé, o merecimento e a decisão do mundo que está além do físico, segundo nossa história particular, são os elementos que determinam a ação da espiritualidade em nosso favor, promovendo o alívio de nossas dores.

Com fé eu vou

Diz o dicionário que fé é a “crença religiosa sem fundamento em argumentos racionais. Embora eventualmente alcançando verdades compatíveis com aquelas obtidas por meio da razão”. Em outras palavras, ter fé é crer que algo que não é concreto pode vir a ser. Como a cura para uma doença – e isso, é inegável, gera conforto.

Certamente dez em cada dez pacientes de uma grave enfermidade querem ser curados e acreditar. Ter fé que essa cura virá pode ser um grande passo para que ela de fato se torne real, dizem os médicos que trabalham com a espiritualidade.

“Independentemente da religião ou da crença, é preciso ter fé, estar encorajado à saúde. Mas, sobretudo, manter em seu coração um clima de humildade e confiança na Divina Providência”, diz a Dra. Marlene Nobre. “O cultivo da espiritualidade, seja dentro de uma religião formal ou fora dela, traz muito conforto ao paciente que passa por um tratamento doloroso. Todas as pesquisas científicas demonstraram isso”. E finaliza deixando claro que a espiritualidade deve ser cultivada. “Ela nada mais é que o relacionamento de amor entre a criatura e o seu Criador, por isso não depende de uma religião. Entendemos espiritualidade como o lado mais elevado do ser, razão pela qual é tão importante estar em contato com ele durante uma doença.”


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
62 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

tenho uns sinais no braco pode significar o que, me disseram que seria uma marca deu amor que deixei no passado me marcando para reencotrala,pode ser verdade.

ok me descupe-me

Descobriu o que era?

A maioria das pessoas tem uma ou algumas marcas pelo corpo,acredito que um dermatologista poderá te ajuda-lo.

Tenho uma marca branca no rosto q dermatologista não resolve..

Olá, tudo bem? Meu irmão está sem ir para casa faz quase 2 anos. Pois se internou para retirar tumor cerebral e não voltou para casa por enquanto. Se encontra numa clinica de reabilitação. Passou e passa por muito sofrimento. Muitas vezes precisa voltar para uti de hospital pois fica com infecção urinária grave. Junto com o tumor tiraram a hipófise do cérebro, que causa alguns desiquilíbrios, como a falta de equilibro do sódio…Tem momentos que fica convulso e nervoso. Esquece de algumas coisas…Nossa mãe faleceu vai fazer 5 anos e as vezes se esquece desse acontecimento. Muito difícil aceitar, ele tem apenas 34 anos.

Olá! Boa tarde!! Vou ligar sim! Grata?

Boa noite, Gostaria de saber em quanto tempo o câncer de pâncreas demora para se desenvolver até chegar na fase avançada? Perdi meu pai a 18 dias descobrimos em fevereiro e ele faleceu em julho, mas a quanto tempo ele estava com essa doença sem ter outro tipo de manifestação?

Olá boa noite.os meus pêsames… eu também perdi a minha mãe com câncer no pancreas… ela durou 1 mês abraços de ??

Jane de Guanambi Bahia
Meu esposo tem glioblastoma multiforme grau 4 já tá em tratamento paliativo ele só 54 anos não anda mais vive acamado oxigenação baixa . Será que foi escolha do espírito dele passar por isso .

Sugiro que ele receba Johrei!!??

Sem dúvida, antes de reencarnarmos, fazemos um plano de ação para a vida terrena. Escolheremos nossa família, o que faremos durante a vida e inclusive, do quê e como deixaremos esse corpo. Nada acontece ou é por acaso. Fiquem bem.

Mentira mentira mentira Quem escolhe sofrer? Quem

Pra entender o motivo, temos que entender todo o processo.
Mas o sofrimento nos faz mais fortes.

Peço desculpa ando com uns problemas de saude que ando à um ano em medicos comecei a sentir que me chamam e a ter a sensacao que em casa vejo vultos… mas de alguma forma me parece que sinto algo a avisar me para nao parar de procurar o que se passa que realmente estou doente… sera tudo da minha cabeca? Sou hipocondriaca? Ou esquizofrenica

Tenho vontade ver me irmão que faleceu faleceu vítima de tumor erebralestou muito triste tem com eu falar com el?

Boa noite tenho um problema espiritual não consigo dormir acordo muito cansada

Sem motivo aparente, está começando a aparecer pequenos cortes pela minha mão.. hj apareceram dois de manhã e um de tarde… Não me lembro de ter usado uma faca que possa me cortar, e apareceram apenas depois do almoço… Eu não tinha feito nada que justificava esses cortes

Olá, tive um carcinoma papilar na tireoide há 7 anos. Foi realizada a tireoidectomia total e o nódulo era menor que 1 cm, não precisei fazer nem iodoterapia. É possível acontecer metástase daquele nódulo?

Sentir dores em um dia e outro uma leveza

tenho uma filha com problemas mentais que começaram a partir dos 6 anos. Segundo minha filha ela consegue conservar com espíritos. Sera verdade ou é em função dos problemas mentais???

Estou com cortes nos dedos das mãos e pés, surgem do nada, acordo e ja estão lá. Me dói, ressaca na volta. O que pode ser?

Last edited 2 anos atrás by Bárbara

Tenho muita s dores do lado esquerdo do meu corpo, braço, peito, ombro, abdômen e perna, já fiz várias exames no não dá nada? os exames sempre perfeito, eu fico s enteder.

Eu tive depressão durante 7 anos ,com 39 anos infartei, não tive socorro adequado, então adquiri insuficiência cardíaca, arritmia e angina, minha vida perdeu todo movimento , descobri logo depois que tenho polineuropatia periférica, hérnia no pulmão, mioma , e cistos complexos, além de nódulos na tireoide , hipertensão e diabetes , como posso entender tantas enfermidades alguém me explica

Oiê estou com machas roxas pelo corpo sem motivo nenhum e não sinto dor nenhuma pode ser algo?

Olá
A minha questão é a seguinte.
Eu caio muito por causas diversas,por vezes mesmo inacreditáveis. De todas as quedas fico muito magoada e levo muito tempo a me restabelecer. Não é por tonturas, falta de equilíbrio…
Nunca sofri com nada partido mas entorces muitas, inchaços e grandes nódoas negras bem negras e muita dor. Azar, distração,acaso…
Gostaria tanto de saber porque esta situação me acontece tantas vezes há tantos anos.
Obrigada
Rosário

Olá
Sou eu de novo
Gostaria de acrescentar que sou uma pessoa espiritual,sem religião mas com Fé. A minha espiritualidade é realmente muito própria.
Quero acrescentar que gostei muito do artigo.
Rosário

Meu nariz esquerdo vem vem sofrendo sangramentos também sinto um pouco de for nas articulações . Será que devo me preocupar?

Olá boa noite, tenho 30 anos,tive um tumor no testículo, e fiz a retirada, porem este proximo mês irá complentar 01 ano que fiz a cirurgia em um hospital publico de oncologia. E até hj nao deram inicio ao meu tratamento.sempre adiando e pedindo exames.me sinto bem corporalmente,Mais não mentalmente,tenho duvidas sobre meus dias de vida. Sou estudante de faculdade e tenho dois filhos menores. Eu gostaria de um conselho ou uma sugestão sobre oque devo fazer.

Olá,eu tenho 14 anos,e eu ultimamente ando sangrando do nariz(muito)
Eu devo ir ao hospital?

Ouvi dizer que o pâncreas é como uma caixa de lixo. Que tudo que nao serve vai para ele . Ê Verdade?

Então meu namorado morreu pela baep inocente a 3 meses a trás nunca tive nenhum problema com sangramento no nariz ou guspir sangue mais só foi ele morrer q isso comessou a ocorrer diária mente todos os dias ainda não procurei saber o porque mais isso comessou depois da morte dele tenho crise de ansiedade não tento muito ser forte mais alguma coisa me impede preciso de ajuda !!

Olá ,a pouco mais de 2 semana fui diagnósticada com Carcenoma seroso de grau baixo,já fiz a primeira químoterapia e tudo que li até
agora é que esse câncer tem baixa correspondência a quimo ,estou muito perdida em como seguir ou optar pelo tratamento paleativo?

Eu gostei muito Deus possa ilumina sempre os seu caminhos

Sim

Tem gente perguntando de espiritismo, ABRALE e Assossiacao Brasileira de Linfoma e Leucemia gente seja mais atentos a leitura!

Minha sombrancelha esquerda sangrou sem ter nenhum machucado.o que pode ser isso.sera que estava tendo um início de AVC ou infarto.aguardo o retorno.

Boa noite, perdi essa semana um pedaço de dois dedos, o indicador e o do meio, acidente de trabalho. O que a perca de um membro ou mais tem a ver com a espiritualidade?

Olá, tudo bem? Há um ano atras me envolvi com uma pessoa por quem tenho sentimentos fortes. Mas nos afastamos devido a coisas que não entendo. Antes disso sempre iamos embora do trabalho juntos e esse caminho não me sai da cabeça. Na verdade sempre que vou tomar banho e a agua cai eu me lembro do caminho. Tinha uma pessoa que não queria a gente junto. E hoje sem explicação a pessoa que eu gostava não fala mais comigo. Será que alguém fez algum trabalho de magia nesse caminho que faziamos e por isso nos afastamos e a espiritualidade tenta me mostrar?

Back To Top