Medo e estresse durante pandemia ressaltam importância do Janeiro Branco
Última atualização em 28 de julho de 2021
Cuidar da saúde mental também é essencial não só neste momento, como sempre
Por Fábio Gomes, psicólogo da Abrale
Alterações nas rotinas da população, devido à pandemia da Covid-19, foram significativas desde seu início, não só pelo número de contaminados e óbitos, mas também por gerarem um aumento importante de novos casos de transtornos mentais.
“O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico – todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico”, disse Devora Kestel, diretora do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Dados preliminares da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual (ABIPD), Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), Universidade do Texas e Mackenzie, intitulada “Saúde Mental e Covid-19: como você está se adaptando?”, apontaram para o crescente aumento de estresse e medo.
A pesquisa contou com mais de 200 mil profissionais de saúde e 8 mil pessoas de outras áreas, que participaram do estudo por meio de um formulário online.
Estresse e medo são reações bastante comuns nos seres humanos e são importantes para a sobrevivência e a evolução das espécies. Quando sentimos a presença de algo ameaçador, real ou imaginário, há uma imediata mudança metabólica e no funcionamento de certos órgãos, induzindo alterações comportamentais: fugimos, lutamos ou podemos nos paralisar diante deste.
Quando estas reações são excessivas, elas podem dar origem a diferentes patologias físicas e a transtornos mentais.
“A Saúde Mental é a chave para enfrentarmos o cenário atual e seus desdobramentos”, afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Porém, para ter uma saúde mental sadia, é preciso estar atento aos sintomas e procurar um profissional especializado – assim como é feito quando a saúde física não está equilibrada. Dessa forma, os dados apresentados pela pesquisa ressaltam, mais do que nunca, a importância do Janeiro Branco.
O que é o Janeiro Branco?
Criado em 2014, o Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas.
Para tal, são criadas campanhas que gerem conscientização, combatem tabus e que inspirem autoridades a respeito de questões relevantes relacionadas à vida da população
Janeiro foi escolhido como mês da Saúde Mental pois, por ser o primeiro do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem sobre si mesmas. Bem como suas relações sociais, condições de existência e emoções.
Já a cor branca é uma metáfora com uma folha, ou tela, em branco. Ou seja, é uma oportunidade para as pessoas se inspirarem a escrever e reescrever suas próprias histórias.
Se você está enfrentando estresse, medo e outros sentimentos e quer cuidar da sua Saúde Mental, a Abrale está à disposição. Entre em contato com o nosso Apoio Psicológico pelos telefones (11) 3149-5190/ 0800-773-9973 ou pelo e-mail [email protected]
Como manter a saúde mental na quarentena
Acompanhamento psicológico: os jovens também sentem