skip to Main Content

Medo e estresse durante pandemia ressaltam importância do Janeiro Branco

Dia Mundial Da Saúde Mental, Saúde Mental Na Pandemia, Estresse Medo, Política Nacional De Saúde Mental, Janeiro Branco Saúde Mental, Reconhecer Nossos Sentimentos Contribui Para Uma Boa Saúde Mental, Saúde Mental Psicologia, O Que Devemos Fazer Para Manter A Saúde Mental, Saúde Mental Na Atenção Básica, Saúde Mental Oms, Como Cuidar Da Saúde Mental E Emocional, Reflexão Sobre Saúde Mental, Dicas Saúde Mental, Mensagem Sobre Saúde Mental, Alimentação E Saúde Mental, Atividades Lúdicas Para Saúde Mental, Janeiro Branco, Janeiro Branco Frases, Campanha Janeiro Branco, Janeiro Branco Saúde Mental, Janeiro Branco Atividades, Janeiro Branco O Que é, O Que é Janeiro Branco, Saude Mental Janeiro Branco, Quadro Rio De Janeiro Preto E Branco, Janeiro Branco Nas Empresas, O Que Significa Janeiro Branco, O Que é O Janeiro Branco, Laço Janeiro Branco, Pandemia Da Covid-19
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Cuidar da saúde mental também é essencial não só neste momento, como sempre

Por Fábio Gomes, psicólogo da Abrale

Alterações nas rotinas da população, devido à pandemia da Covid-19, foram significativas desde seu início, não só pelo número de contaminados e óbitos, mas também por gerarem um aumento importante de novos casos de transtornos mentais.

“O isolamento, o medo, a incerteza, o caos econômico – todos eles causam ou podem causar sofrimento psicológico”, disse Devora Kestel, diretora do Departamento de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados preliminares da pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual (ABIPD), Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), Universidade do Texas e Mackenzie, intitulada “Saúde Mental e Covid-19: como você está se adaptando?”, apontaram para o crescente aumento de estresse e medo.

A pesquisa contou com mais de 200 mil profissionais de saúde e 8 mil pessoas de outras áreas, que participaram do estudo por meio de um formulário online.

Estresse e medo são reações bastante comuns nos seres humanos e são importantes para a sobrevivência e a evolução das espécies. Quando sentimos a presença de algo ameaçador, real ou imaginário, há uma imediata mudança metabólica e no funcionamento de certos órgãos, induzindo alterações comportamentais: fugimos, lutamos ou podemos nos paralisar diante deste.

Quando estas reações são excessivas, elas podem dar origem a diferentes patologias físicas e a transtornos mentais. 

“A Saúde Mental é a chave para enfrentarmos o cenário atual e seus desdobramentos”, afirma Antônio Geraldo da Silva, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria.

Porém, para ter uma saúde mental sadia, é preciso estar atento aos sintomas e procurar um profissional especializado – assim como é feito quando a saúde física não está equilibrada. Dessa forma, os dados apresentados pela pesquisa ressaltam, mais do que nunca, a importância do Janeiro Branco.

O que é o Janeiro Branco?

dia mundial da saúde mental, saúde mental na pandemia, estresse medo, política nacional de saúde mental, janeiro branco saúde mental, reconhecer nossos sentimentos contribui para uma boa saúde mental, saúde mental psicologia, o que devemos fazer para manter a saúde mental, saúde mental na atenção básica, saúde mental oms, como cuidar da saúde mental e emocional, reflexão sobre saúde mental, dicas saúde mental, mensagem sobre saúde mental, alimentação e saúde mental, atividades lúdicas para saúde mental, janeiro branco, janeiro branco frases, campanha janeiro branco, janeiro branco saúde mental, janeiro branco atividades, janeiro branco o que é, o que é janeiro branco, saude mental janeiro branco, quadro rio de janeiro preto e branco, janeiro branco nas empresas, o que significa janeiro branco, o que é o janeiro branco, laço janeiro branco, pandemia da Covid-19

Criado em 2014, o Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. 

Para tal, são criadas campanhas que gerem conscientização, combatem tabus e que inspirem autoridades a respeito de questões relevantes relacionadas à vida da população

Janeiro foi escolhido como mês da Saúde Mental pois, por ser o primeiro do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem sobre si mesmas. Bem como suas relações sociais, condições de existência e emoções.

Já a cor branca é uma metáfora com uma folha, ou tela, em branco. Ou seja, é uma oportunidade para as pessoas se inspirarem a escrever e reescrever suas próprias histórias.

Se você está enfrentando estresse, medo e outros sentimentos e quer cuidar da sua Saúde Mental, a Abrale está à disposição. Entre em contato com o nosso Apoio Psicológico pelos telefones (11) 3149-5190/  0800-773-9973 ou pelo e-mail  [email protected]  

 

Como manter a saúde mental na quarentena

Acompanhamento psicológico: os jovens também sentem


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Escrito por:

Natália Mancini

Back To Top