Skip to content

É importante respeitar a sua dor

Compartilhe

Última atualização em 3 de agosto de 2021

Perder alguém, sim, é duro. O luto e a dor, no entanto, é um processo que precisa ser encarado de frente, com alguns cuidados de como enfrentá-lo

Perder a mãe, o pai, um filho, familiar ou amigo é algo que encabeça a lista dos maiores medos das pessoas. Isso porque lidar com a falta, com a interrupção de um relacionamento de tanto amor, não é uma dor para a qual nos preparamos.

“O luto é um processo normal e natural, resultante da formação e dos rompimentos de vínculos afetivos, e que ocorre o tempo todo na vida de um indivíduo. Faz parte do desenvolvimento humano e, apesar de ser uma experiência universal, é experimentado e vivido de forma muito particular e subjetiva”, diz a psicólogada ABRALE, Flavia Sayegh.

Em outras palavras, todos sabemos que enfrentar perdas faz parte da vida, mas só quando vivenciamos é que percebemos a forma profunda e pessoal como somos afetados. Flavia defende que, quando o luto acontece, traz consigo uma série de reações, que podem mudar muito de uma pessoa para outra, mas tendo uma premissa em comum: preparar-se para construir uma nova realidade após a perda, que permite rever traços da identidade, das relações sociais e pessoais, de crenças e valores adquiridos durante toda a vida. “Diante da morte de um ente querido, somos levados a repensar a vida, nossos afetos e nossos valores. E não há nada de errado nisso, pelo contrário, reconstruir-se após o luto é libertador”, afirma a psicóloga.

 

RAIVA, TRISTEZA, REVOLTA, ALÍVIO, CULPA, MEDO, ANSIEDADE, IMPOTÊNCIA, DESESPERO

Esses são apenas alguns dos sentimentos vividos por quem passa pelo luto. Como processo, durante muito tempo ele foi estudado e descrito a partir de fases, mas atualmente essas ideias foram aprimoradas, trazendo um novo e mais amplo conhecimento. “É necessário considerar muitos aspectos quando se olha para o processo de luto, como a cultura em que o indivíduo está inserido, por exemplo.

Sem contar que, ainda que descritas, as fases não são consideradas estanques, não seguem uma ordem e podem se sobrepor.” Ainda assim, a psicóloga concorda que, de maneira geral, há alguns momentos-chave pelos quais uma pessoa de luto passa (veja quadro na página ao lado). E identificá-los, pura e simplesmente, já pode ser um alento.

cuidados paliativos, cuidados paliativos em oncologia, o que é tratamento paliativo, cuidado paliativo, paliativo cancer, finitude, o que são cuidados paliativos, paliativo

Cuidados Paliativos, muito além da finitude

Diferente do que muitos pensam, este conjunto de práticas terapêuticas tratam a vida do paciente, seu sentido e significado. Leia mais sobre!

“VAMOS FALAR SOBRE O LUTO?”

A publicitária Mariane Maciel tinha 32 anos e uma relação de parceria e cumplicidade com sua mãe, Rachel, quando ela faleceu, aos 61 anos, três após o início da luta contra um câncer que começou no estômago e se espalhou.

Depois do luto, ela passou pelo processo de reconstruir conceitos e valores.

“Para começar, aprendi que amar inclui também orar para que a pessoa se vá, por mais triste que isso seja. Então, quando a minha mãe morreu, eu já queria que ela partisse, porque estava muito debilitada e cansada, e agradeci por vê-la parar de sofrer. Mas foi muito difícil, tive a sensação de ter me tornado um balão de hélio solto no ar, sem alguém segurando a corda. Como se sem ela eu fosse menos, menos bonita, menos talentosa, menos tudo. Mas com o tempo recuperei minha segurança, porque entendi que ela já havia me dado tudo, e que esse tudo estaria sempre dentro de mim.”

Essa segurança veio não só de dentro, mas de uma atitude essencial para enfrentar o luto: falar dele. “Ao passar pela situação, acabei estreitando laços com outras pessoas que já tinham tido essa experiência. Sentia vontade de falar e ouvir sobre a perda. E percebi o bem que fazia, a mim e a todos que se dedicavam a isso”, conta Mariane, que resolveu ir além de seu próprio luto e criar um projeto.

Não é mais uma pergunta, é uma segurança

“No final de 2014, eu e mais seis amigas nos reunimos e decidimos que queríamos ajudar outras pessoas a passarem por esse processo. Por isso, fizemos a pergunta: Vamos falar sobre o luto? Montamos uma página na internet e convidamos as pessoas a falarem sobre suas experiências. Em oito meses de pesquisa, recebemos mais de 170 histórias de pessoas que viveram o luto, entrevistamos especialistas no assunto, fizemos encontros com alguns participantes e gravamos um vídeo.”

Hoje, o Vamos falar sobre o luto ( www.vamosfalarsobreoluto.com.br) virou não uma pergunta, mas uma certeza.

“Vimos que o luto é realmente muito difícil, mas que é possível voltar a viver e ser feliz. O tabu dificulta bastante o processo que é natural.”

Dores da perda e do luto

Com o apoio de profissionais especializados, a experiência do luto leva a uma compreensão do ciclo do ser humano e a uma reconciliação com a vida. Leia mais sobre!

LUTO ANTES DA MORTE

É possível se preparar para o luto com o doente ainda em vida? A psicóloga Flavia Sayegh diz que sim. “O processo de luto antecipatório não só é possível, como importante. Permite absorver a morte de forma gradual e, ao longo do tempo, a realidade da perda.”

Ela conta que há diversos estudos que apontam que intervenções

realizadas com a família durante o processo de adoecimento grave de um paciente, por exemplo, podem prevenir o desenvolvimento de um possível luto complicado no futuro. “Isso porque ele dá às pessoas a possibilidade de resolver questões pendentes com o outro, sejam de ordem psíquica ou material. Com esse preparo, existe espaço para se organizar para mudanças e fazer planos para o futuro.”

Mariane reforça a ideia de que o luto é duro mesmo. “O momento da perda e o período seguinte a ela são muito complicados. Uma coisa é saber racionalmente que isso poderá ou irá acontecer, outra coisa é viver a situação.”

Ela conta que, durante o tratamento, o medo de perder sua mãe era constante, mas que toda a família sempre foi otimista.

“Lidávamos com a doença como se fosse apenas um obstáculo. Entendi que poderia de fato perdê-la alguns meses antes. Mas ainda assim era apenas uma ideia. Só depois que ela faleceu é que eu realmente compreendi o que seria a vida sem ela.”

A sua vida e a sua saúde o meu foco de atenção

A publicitária lembra que fez terapia no período em que sua mãe estava doente, mas que não chegou a falar especificamente do luto que poderia enfrentar. Da mesma forma, as conversas com sua mãe, mesmo perto da morte, não permeavam o assunto.

 “Eu fui muito companheira da minha mãe ‘no morrer’, rezávamos juntas,

discutíamos o que seria fé, os mistérios da vida e da morte. Mas era ela, a sua vida e a sua saúde o meu foco de atenção, não o que viria depois. Ela às vezes me dava conselhos sobre o que fazer no futuro. E coisas práticas: ‘não deixe de ir ao Japão’. Eu fui! ‘Aceite a proposta de trabalho da sua ex-chefe.’ Eu aceitei! Mas nunca falamos do luto. Deixei para vivê-lo quando viesse.”

medo, câncer, cancer, tabu, falar sobre câncer, falar sobre cancer, não é preciso temer o câncer, o que dizer, como perder o medo da morte, medo de estar doente, como ter cancer, estou com cancer, medo de ir ao médico, como pegar cancer, medo de doenças graves, porque temos cancer, como ter cancer, o medo, nao ter medo, porque temos medo, medo de ter cancer, como vencer o medo da morte, como superar o medo da morte, tenho medo de ter cancer, eu tenho medo de ter cancer, tenho muito medo de ter cancer, não tenha medo, medo de estar doente sintomas, medo de doenças graves , medo de doenças, medo de morrer fobia, medo de morrer, medo de doença, acho que vou morrer, eu tenho uma doença que tem medo do cancer, como vencer o medo do cancer, nao tenha medo do cancer, medo do câncer, câncer hoje, cancer hoje, tabus, cancer de hoje, o que dizer para uma pessoa com cancer, sobre cancer, precisamos falar sobre isso, porque temos cancer

Sentir medo de ter câncer é coisa do passado

Devido aos efeitos colaterais e possíveis evoluções, esta é uma das doenças mais temidas. Porém, atualmente, o câncer, em grande parte, é tratável e curável. Leia mais sobre!

A PESSOA AMADA MORRE E NÓS PRECISAMOS RENASCER

Respeitar o seu tempo, os seus limites e ir avançando, ainda que lentamente. Essa é a regra mais importante para quem está enfrentando a perda. “O luto é doloroso, sim. É preciso ter paciência para se adaptar à nova realidade e lidar com ela. É essencial reconhecer suas necessidades e limites, e vivenciar esse processo de forma respeitosa consigo mesmo. Dividir e consolar sua dor com pessoas

próximas, com as quais você se sinta acolhido e à vontade, pode ser uma boa estratégia para passar por esse momento difícil”, afirma a psicóloga da ABRALE.

Buscar ajuda de maneira geral, se abrir com amigos ou parentes, faz a pessoa ver os seus sentimentos validados, respeitados e acolhidos, o que pode ajudar a avançar. Mariane, como já contou, aceitou o conselho da mãe e voltou ao emprego anterior. “Estava com pessoas que já me conheciam, em um ambiente gostoso, onde podia ser eu mesma e viver todas as oscilações do luto. Fez muita diferença.”

É DIFÍCIL DE ACREDITAR, MAS O LUTO PASSA

Mariane hoje está a toda no trabalho, com o projeto e sua vida pessoal. “A gente diz que falar sobre o luto é um projeto para a vida. Sim, porque queremos que as pessoas vivam a dor, mas também reinventem suas vidas. Dá trabalho, mas é possível.” E mais: não tenha vergonha de vivenciar tudo o que sentir.

 “Uma das lições mais bonitas que aprendi durante o projeto foi que quem amamos está sempre vivo dentro de nós. Então não fique aflito se alguém em luto falar sobre o filho que faleceu, ou sobre a esposa que perdeu. Ninguém nunca vai esquecer alguém que amou muito! Na verdade, essas pessoas continuam aqui, presentes, mas estabelecemos novas relações com elas”, Mariane continua. E termina com mais uma bela mensagem:

“Faça um pacto com a vida. Isso significa se cuidar, cuidar da sua saúde, procurar coisas que o alegrem, novos hobbies, amigos. Você está vivo. Faça valer a pena!”

Não tenha medo do medo!

Conversa franca com a sábia Monja Coen nos faz entender que ter o sentimento é comum. O desafio é saber lidar com ele. Leia mais sobre!

AS FASES DO LUTO

  • Há momentos-chave durante o processo da perda:
  • CHOQUE: vivemos um entorpecimento, uma reação inicial à perda, quando pode ocorrer uma dificuldade de perceber as emoções. Não existe uma duração definida para este período, pode durar horas ou dias.
  • NEGAÇÃO: é comum haver um período de negar a perda, demonstrando uma certa resistência aos fatos reais e evitando pensar e falar sobre o assunto.
  • DESORGANIZAÇÃO E DESESPERO: é um momento vivido após o fim da negação, quando a realidade é aceita e uma sensação de incertezas se estabelece.
  • REORGANIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DA PERDA: é a volta por cima, o momento de ‘colocar a casa em ordem’ e reconstruir conceitos para recomeçar.

POSSO AJUDAR?

Dica para quem está ao redor de quem sofre: pergunte como a pessoa quer e pode ser ajudada.

Muitas vezes o que consideramos bom para nós pode ser diferente para o outro”, diz a psicóloga Flavia.

Mariane, que se sentiu acolhida, lembra de alguns sentimentos que lhe foram oferecidos. “Empatia, paciência, presença, carinho. Cada um vive esse momento de uma forma, não existe uma receita de luto.

Por isso, o melhor que alguém pode fazer é estar por perto de uma forma amorosa, por exemplo perguntando como pode ajudar. Sem se apressar, sem querer dar fórmulas prontas, sem recriminar.”


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
132 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Muito boa reportagem

Olá, Sara!
Muito obrigada! Ficamos muito felizes que você gostou do nosso conteúdo. Conte sempre com a Abrale!

Estou vivenciando o luto pela perda da minha amada mãezinha. É realmente muito difícil aceitar que não está mais comigo. É uma dor infinita no meu coração

Olá Kezia. Perder alguém que amamos realmente pode ser muito dolorido. Oferecemos apoio psicológico para familiares de pacientes com câncer. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco pelo [email protected]

Estamos à disposição!

Passei por isso não tive acompanhamentos foi muito difícil e ainda é uma mistura de sentimentos que as vezes a única coisa que eu quero é sumir

Olá, meu nome é Vivian. Há 4 dias perdi minha mãe por conta de complicações decorrentes do tratamento de um Linfoma não Hodking. Eu e toda família sempre acreditamos na superação da doença, assim como minha própria mãe, mas infelizmente, tudo aconteceu muito rápido, da descoberta até o seu falecimento. Perdi uma mãe excepcional, uma amiga e minha grande companheira. Sei que somente o tempo é que vai amenizar essa dor e apontar meios de continuar a vida. Mas falar sobre isso ajuda muito.

Olá, Vivian.

Sentimos muito pela sua perda e estamos à disposição para ajudá-la como for preciso!
Nós oferecemos vários tipos de apoio totalmente gratuitos. Se a senhora tiver interesse, é só entrar em contato por meio dos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973.

Abraços

Olá!! Acabei de perder a minha mãe, de um Câncer tb!! A minha grande é melhor amiga… É possível superar?? Como vc está hoje? Estou dilacerada …

Olá, Mariana.

Sentimos muito pela perda da sua mãe.
A Abrale disponibiliza apoio psicológico gratuito caso a senhora tenha vontade de conversar com alguém sobre seus sentimentos e afins. Basta ligar em um dos nossos telefones e marcar um horário (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços

Perdi minha mãe a dias, estou muito mal, nao tou sabendo lhe dar com essa situacao, sou filho único dela, ta doendo demais, ta doendo muito, cada vez q penso nela é como uma facada no peito, nao consigo aceitar isso, imaginar q nunca mais vou ve la, que ela nao vai mais chamar minha atencao, q nao vai ta la no cantinho dela, fazendo as coisas que rla gostava, perdi parte de quem sou, da minha historia, da minha vida.

Olá, Tarciso.

Sentimos muito pela sua perda e nos colocamos à disposição para o que o senhor precisar!
Estou encaminhando o seu e-mail para o nosso Apoio ao Paciente e a Agnes irá entrar em contato com o senhor para ver como podemos te dar suporte, mas se o senhor quiser, pode ligar nos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973 também!

Abraços

Estou passando pela mesma situação, e o q mais me desespera, é saber q nunca mais vou vê-la. Éramos uma só pessoa.

Olá perdi minha mãe na quarta feira 01 de abril, foi muito rápido ela estava com cancer no pulmão, nem ficou sabendo da doença, apareceu os sintomas, mas infelismente seu pulmão já estava todo comprometido, estou angustiado, eu morava com ela e sou filho único.

Olá, Rodrigo.

Sentimos muito pela perda da sua mãe. Se o senhor precisar de alguma coisa, quiser conversar sobre a sua perda ou tiver algo que nós possamos fazer para te ajudar, a Abrale está à disposição! Nossos telefones são ão (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973 ou o senhor também pode mandar um e-mail para a nossa psicóloga Agnes, [email protected]

Esperamos que o senhor consiga encontrar conforto nesse momento e ressaltamos que estamos aqui para o que precisar!
Abraços

Oi bom dia..perdemos minha sogra de 54 e meu sogro de 55 anos por covid diferença de 3 dias …minha esposa está em um processo complicado preciso de ajuda

Olá, Gedson.

Sentimos muito pela perda de vocês e esperamos que o senhor e sua família consigam encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação.
Infelizmente, a Abrale não consegue oferecer suporte para essa situação, mas recomendamos que a sua esposa busque o grupo de luto que a Unifesp criou. Para entrar em contato com eles, basta mandar uma mensagem para [email protected]

Abraços!

Oi eu entendo sua esposa estou passando por isso 😢😢 parece um pesadelo e que vamos acordar ..é a pior dor do mundo eu não tenho vontade nem de levantar da cama … uma dor insuportável

Olá, sou Leo, a minha história é a seguinte, era casado e sofri uma crise de depressao que nao teve nada haver com meu casamento, pois eramos recem casado e tinhamos uma filha linda de 2 anos, nao tinhamos muito mas eramos felizes, ate que me envolvi numa crise de depressao e dai pra frente foi um caos, para minha jovem familia, perdi o controle de tudo, enfrentei de tudo pensei ate em tirar a minha propria vida, pois minha vida estava de mal a pior, e a minha jovem esposa sempre enfrentando essa tempestade comigo ao meu lado, me dando todo apoio, ela foi um anjo pra mim nesse periodo da vida, depois de um ano de cama tentando lutar contra depressao estava conseguindo me reerguer novamente, mas a minha esposa tbm ja estava cansada dessa agonia, pois ela era bem mais nova que eu e isso tudo era novidade para ela, sendo muito dificil tbm, eu nao tinha percebido mas ela tbm estava entrando num estado de depressao junto comigo, so que as pessoas sao diferentes, nao consegui prever o que estava por vir, numa manha sombria que nao esquecerei jamais mesmo que eu queira eu me lembro de acordar e escutar minha filha chorando, aos 2 anos de idade e ela me chamou na cama, pois tinha ficado dormindo ate mais tarde, quando fui ver minha esposa tinha cometido suicídio. Meu mundo caiu, ela tinha dado alguns sinais antes mas eu por pensar estar bem pior que ela sofrendo com as minhas crises nao pensei que fosse tao grave o caso dela tbm, entrei em desespero, fiquei o pior possivel que vcs podem imaginar, mas tirei forças da alma para seguir em frente, pois no meio de toda essa historia tinha uma flor inocente que nao tinha nada haver com isso precisando dos meus cuidados, a minha linda filha, graças a Deus minha depressao começou a passar aos poucos, ainda assim tive umas tres crises de depressao para chegar agora onde estou e desde entao essa depressao nao tem voltado com tanta intesidade, enfim hoje ja se fazem 5 anos desde a morte da minha esposa, a minha filha vai fazer 7 anos, ela me pergunta muito pela mae, eu choro escondido dela quando isso acontece para nao passar fraquesa pra ela, mas é muita dor passar por esse luto e ver sua filha tao novinha falar frases como quando vou ver a mamae de volta?, ou pq meus coleguinhas todos tem mae e eu nao, ou quando ela realmente chora, meu coraçao corta no meio e eu ainda choro, mesmo que escondido dela, algumas vezes ja choramos ate junto pois nao dei conta de esconder, mas logo logo procuro me reerguer, pois sei que sou tudo pra ela agora, penso na minha ex esposa sempre, sinto muito falta dela, nao so como esposa mas como mae da minha filha tbm, a falta que ela faz pra minha filha eu sinto essa dor, mas como vcs estao a dizer nesses comentarios temos que seguir em frente, ate hj nao relacionei serio com mais ninguem e sinto as vezes uma solidao extrema dentro de mim, pois nao consigo gostar como antes, parece que me falta um lado do coraçao, mas sigo em ft com a minha dor, tento ser feliz o maximo possivel, pois tenho a minha filha que considero uma guerreira por ter perdido a mae dela tao cedo, o que posso dizer é q tudo passa ou ameniza,
posso nao ter parado de sofrer e nao sei quando isso vai passar de vez, mas posso garantir que minha dor ja foi mais aguda e esta amenizando com o tempo, acredito na vida apos a morte e acredito que tenho q passar por isso na terra, essa missao e depois Deus vai me dar o que eu preciso pra ser tranquilo dnovo, talvez ate rever minha ex esposa, como eu queria abraça-la bem forte novamente, mas aguardo dia apos dia nessa lida que se chama vida… um bjo a todos e que Deus ajude todos vcs a superarem seus lutos, escrever aqui fez bem pra mim pois hj estava com vontade de colocar essa historia pra fora, desculpe o tamanho do comentario, mas fiquem com Deus

Olá, Leandro, tudo bem?

Sentimos muito pela situação que você passou com a sua esposa! Realmente é muito importante sentir as dores e aprender a seguir em frente, se for necessário buscando ajuda de um profissional para te auxiliar durante todo o processo e também te oferecer apoio para conversar com a sua filha da melhor forma possível.

Abraços!

Sei da sua dor estou passando por ela,eu também acredito em vida pós morte,um dia vamos nos reencontraremos fique bem bjs

Meu nome é Felipe e perdi minha irmã para um câncer de mama em 6 de março, ela tinha 44 anos e dois filhos, há 2 anos lutava contra a doença, ainda choro muito, minha mãe também. E o mais triste que ela morreu um dia antes do aniversário do meu sobrinho de 8 anos. Sempre tivemos muita fé na recuperação dela e acho que por isso sinto-me pior. Tento não pensar mas infelizmente não consigo.

Olá, Felipe, tudo bem?

Sentimos muito pela perda da sua irmã, que você e sua família encontrem forças e conforto para superar essa dor.
Caso o senhor deseje, a Abrale oferece apoio psicológico! Você pode ligar em um dos nossos telefones (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973 e pedir para falar com a psicóloga Agnes.

Abraços

Last edited 2 anos atrás by Natália Mancini

Oi, eu tenho 12 anos, meu nome é Thais, e nesses tempos eu estou tendo muito medo da minha mãe morrer. Falar com pessoas me ajudou, me sinto calma, mas não sei como lidar com isso da maneira certa. Ela não morreu, eu me sinto bem, mas ainda dá receio, eu nunca tinha reparado que ela cuidou de mim desde o começo, que me guiou perante a vida e tudo mais. Eu não sei se ela vai morrer, mas eu preciso de ajuda, ajuda para desabafar e entender sobre o assunto, quero um ombro amigo que tenha passado por isso e me explique como eu posso me ajudar antes de passar por isso

Olá, Thaís, tudo bem?

A OMS publicou um artigo com algumas dicas de como preservar a saúde mental durante esses tempos de pandemia! Você pode acessá-lo por aqui ou também ver esse conteúdo da Revista Abril, clicando aqui.
Uma das principais dicas, nesse momento, é separar as preocupações que você pode fazer algo a respeito e as que não estão ao seu alcance. Então, por exemplo, você e sua mãe podem seguir as orientações de prevenção e ficar em casa, higienizar frequentemente as mãos, desinfetar o local onde vocês moram, passar álcool 70% em tudo que vocês trazem da rua (como compras) e se precisarem sair de casa, utilizar máscara de proteção!

Abraços!

Olá Thais você é muito jovem e acho que posso te ajudar porque eu passei por isso, desde criança tinha crises de choro quando pensava que minha avó pudesse morrer eu chorava e muitas vezes perdia o sono, se eu pudesse dar um conselho pra mim mesma hoje seria, aproveite o máximo porque ela está viva use esse sentimento ruim para coisas boas, fique mais próxima, demonstre mais carinho, encare a vida como uma passagem porque de fato ela não é eterna nem a minha nem a sua, compre um caderno em branco e todos os dias faça uma pergunta (para puxar assunto) como eu nasci, como foi a sua infância, como você era na escola, qual matéria você mais gostava isso vai te aproximar muito e fazer com que valha a pena todos os dias de vida de vocês.
Perdi a minha avó a 1 mês a dor não foi nem perto da que eu sentia quando imaginava porem ter sido presente na vida dela me deu paz e serenidade para seguir com ela vivendo dentro do meu coração.

Perdi minha mãe 😔 13 de abril de 2020 😔 e eu amava o número 13 pq era o dia do nascimento dela também. Enfim. Não fez nem dois meses e eu estou arrasada. Ela era meu maior amor. Morava com ela e meu pai e minha irmã. E agora a casa está vazia sem ela e sem a alegria dela. E eu me sinto perdida e sem vontade de viver. Minha mãe era tudo que eu tinha de mais bonito. Queria realizar muitos sonhos para ela e agora não posso fazer mais pq ela se foi. 😔😔😔 Nada faz sentido. Ela foi muito nova só tinha 53 anos.

E ela morre de câncer 😔😔😔

Olá, Jéssica.

Sentimos muito pela sua perda e caso precise de qualquer coisa, nós estamos à disposição! Temos, inclusive, uma psicóloga voluntária caso você queira conversar com ela.
Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços

Meu nome é Lilian e perdi meu marido, meu melhor amigo a quase um mês. Choro muito. Apesar de saber que ele iria morrer, pois estava com câncer de pulmão em estágio avançado, sofro muito com a sua falta. Sempre soube que isso iria acontecer, fiquei ao seu lado, lutando com ele durante 1 ano. Vivi para ele e diz tudo o que pude por ele, mas fico lembrando da sua doença, coisa que não seria pensar, mas não consigo, sei que foi melhor para ele, mas mesmo assim sofro muito. Não consigo ler ou fazer as coisa que eu costumava fazer ao seu lado. Não tenho muito objetivos na vida sem ele. Meu mundo era ela, coisa que nem eu sabia ou dava conta. Queria voltar a ser a pessoa ativa ué eu era, mas não consigo. Pensei em tomar remédio para a depressão, mas sei que estou triste por causa dele. Fico sempre pensando que deveria ter feito mais, que poderia ter tido mais paciência com ele e choro, choro muito. O que fazer?
Morávamos sozinhos, hoje, depois da sua morte,unha filha está comigo, mas sei que má hora vou ficar sozinha e queria fazer algo para me sentir melhor, mas as vezes passo o dia sem fazer nada, ao planejando e sem disposição para nada.

Olá, Lilian, tudo bem?

Primeiramente, sentimos muitíssimo pela perda do seu marido! Você, com certeza, fez tudo que estava ao seu alcance para ajudar e estar do lado do seu marido durante o tratamento, então não se sinta culpada ou fique imaginando o que poderia ter acontecido de diferente.
É muito importante passar pelo processo do luto para conseguir seguir em frente e nós, da Abrale, estamos à disposição para trilhar esse caminho com você! Caso a senhora queira, temos uma psicóloga voluntária que pode conversar com você e te ajudar. Os nossos contatos são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973

Abraços! Esperamos que você fique bem e pode contar conosco para o que precisar <3

Que texto maravilhoso, me ajudou muito hoje, pois estava muito pensativo com a perda do meu pai, que teve câncer, acredito que estou me recompondo devagar. Não é fácil, ainda mais que acompanhei tudo de perto.

Olá, João, como vai?

Ficamos honrados em saber que nosso texto te ajudou! Esperamos que o senhor continue encontrando forças para passar por esse processo.
Se precisar de algo, conte conosco!

Abraços!

Meu nome é ciselda, porque não consigo esquece minha mãe um só dia ? não sei se fico feliz ou triste😭😭 só sei q mim dói mt mt, ja faz 18 anos q ela morreu 😭😭

Olá, Ciselda, tudo bem?

A perda de um parente próximo é muito difícil, cada pessoa encontra uma forma de passar por esse processo e o período para aprender a conviver com essa perda também é diferente.
Seria muito importante a senhora ter o apoio de alguém especialista para te ajudar nesse caminho, especialmente para lidar com essa dor.

Esperamos que a senhora consiga encontrar conforto e forças!
Abraços

Olá perdi minha mãe 30/01/2020. E não aceito, e não me conformo. Saber q nunca mais vou vê-la, tocá-la, sentir seu cheiro, ouvir sua voz, me leva aí desespero. Tentei tirar minha vida, mas falhei. A falta q ela me faz, é insuportável. O vazio é imenso, e não tem nada q preencha. Obrigada

Olá, Rita!

Sentimos muito pela perda da sua mãe, entendemos que esse é um momento difícil e estamos do seu lado para te apoiar do jeito que for necessário!
Estou encaminhando seu e-mail para o Apoio ao Paciente da Abrale para que possamos estar mais próximos de você nesse momento e tentar te ajudar.

Abraços!

Eu também estou passando por isso. Nunca, nada igual a essa doença que a torturou até a morte. Era a minha razão de viver. Era o meu norte, minha luz, só não me mato pelo meu irmão que é tão bom quanto ela era. Espero que esteja se estabelecendo aos poucos.

Olá, Livia.

Sentimos muito pela sua perda e pela situação tão difícil que a senhora está enfrentando. Caso a senhora queira, há alguns grupos de apoio ao luto que podem te oferecer suporte para lidar com a tristeza e o luto.

Abraços!

Estamos passando por um periodo bem difícil com a saúde da minha mãe, optamos por um tratamento paliativo, uma vez que não tem muito a ser feito…E vcs estão nos ajudando muito com as reportagens..grata

Olá, Francismara, como vai?

Ficamos gratos em saber que as nossas reportagens estão ajudando a senhora! Caso tenha qualquer dúvida ou precise de algo, estamos à disposição!
A sua mãe foi diagnosticada com qual patologia?

Abraços!

Oi, minha mãe faleceu a 14 dias, ela me deixou com minha avó quando eu era pequena, aparecia de vez em quando e eu cresci com a idéia de um dia ficaríamos muito próximas, mas o que aconteceu é que quando ela reconheceu, o quanto eu pedi sua atenção e o quanto ela me ama, ela m er pediu perdão e 6 horas depois faleceu, e isso me deixa muito triste, porque eu queria ter uma mãe, nunca perdi as esperanças, mas aí elase foi, eu me sinto com 5 anos na, esperando ela voltar, e quando lembro dela no leito do hospital… me dá uma tristeza…

Eu tenho 33 anos e perdi minha mãe para um câncer de mama dia 20/07/20, hoje ela estaria fazendo 58 anos. Ela era minha melhor amiga e meu grande amor. Eu sabia que o caso dela era grave e tentei me preparar para o luto, aliás , eu acho que vivi o luto durante todo tratamento dela e agora que ela se foi , parece que o luto também se foi, eu me sinto uma pedra de gelo, às vezes eu choro, mas nada comparado ao sofrimento que eu vivia antes vendo ela sofrer. Tenho me sentido forte até aqui, tenho ocupado minha mente em cuidar da bebê de 10 meses , trabalhar e ajudar meus irmãos e padrasto a seguir em frente. O problema é que eu não me preparei para lidar com a dor dos demais que ficaram e isso me entristece e me sinto impotente. A minha mãe era uma pessoa tão positiva, eu imagino que ela não queria ver ninguém sofrendo, conversamos sobre tantas coisas antes dela partir, inclusive sobre a morte, ela tentava nos preparar de alguma forma, mas nunca entramos em detalhes, pois morte é sempre um assunto delicado. Agora eu não sei exatamente o que fazer, eu tento seguir minha intuição, tento imaginar como ela gostaria que fosse caso ela pudesse dizer, tento ser positiva e perseverante como ela foi até o último dia de luta dela. Eu me sinto fria e até um pouco desumana com essa postura que adotei, mas tenho me sentido forte assim, não sei até quando vou sustentar isso, em minha mãe eu procurava respostas para tudo, agora vou deixar o tempo responder. Eu vim até aqui para tentar de alguma forma interpretar o que estou sentindo, mas o que eu mais preciso no momento é orientação para tentar ajudar meus irmãos e padrasto, vocês podem me ajudar?

Olá, Joyce!

Sentimos muito pela perda da sua mãe, esperamos que você e a sua família consigam achar conforto e forças para superar esse momento.
Estou encaminhando o seu e-mail para o Apoio Psicológico da Abrale para conversarmos com a senhora e vermos como conseguimos te ajudar!

Abraços!

Perdi minha amada esposa há 3 meses, ela era tudo prá mim, vivíamos um para o outro há 44 anos, nunca nos separamos onde um estava o outro estava ao lado. Estou sofrendo muito, tenho 74 anos e ela se foi dois dias após completar 70 anos. Foi fazer diálise pela primeira vez e teve uma parada cardiorrespiratória e a seguir um infarto. O tempo passa mas eu jamais a esquecerei, choro muito com a sua ausência. Hoje estou morando com uma das minhas filhas, tenho meus netos que também sentem a falta da avó. As vezes choramos juntos, abraçados, lembrando tudo que aquela adorável mulher fazia para que todos se sentissem felizes. Sei que o tempo passa e agente acaba se conformando, mas a saudade que dói jamais passará. É isso que hoje estou vivenciando. Me ajude, por favor!

Olá, Paulo, como vai?

Sentimos muito pela perda da sua esposa, esperamos que o senhor e a sua família encontrem forças para enfrentar esse momento.

Estou encaminhando o seu e-mail para o Apoio ao Psicológico da Abrale para conversarmos melhor e vermos como conseguimos te apoiar.

Abraços!

Eu sepultei minha filha de 3 meses e 17 dias de vida no dia 23 de setembro de 2020. Sinceramente, não sei como isso pode um dia passar. Passei 29 dias dentro da UTI com ela, morando no hospital, vendo ela se acabar, sofrer, morrer uma morte lenta… Vi outros bebês morrerem.. Vi ela ter paradas… Não sei mesmo…

Olá, Karine.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças para enfrentar esse momento. Nós estamos à disposição para te apoiar no que a senhora precisar!

Abraços

Preciso muito de ajuda nao to conseguindo lidar com essa situação. Eu e minha mãe eramos muito proximos e eu tinha apenas ela e ela a mim. Doi muito e queria morrer pra estar ao lado dela, nao vejo futuro nem perspectiva pra mim. Nao vou suportar. Peço socorro mais ninguem me ouve.

Olá, Bruno.

Sentimos imensamente pela sua perda, esperamos que o senhor encontre forças para enfrentar essa situação! Nós estamos do seu lado, de braços abertos para te acolher, ouvir e apoiar. Estou encaminhando o seu contato para o Apoio da Abrale e dentro de alguns dias o senhor receberá um e-mail nosso nos colocando à disposição para te ajudar!

Abraços!

Eu perdi a minha mãe há um mês e minha vida acabou só choro não tenho vontade de nada …😢😢

Olá, Poliana.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças para enfrentar esse momento. Procurar ajuda de um profissional da psicologia pode ser de grande ajuda nesse momento para auxiliar a senhora a lidar com as emoções 💖

Abraços!

Oi Poliana
Perder a mãe é mesmo muito doloroso, eu perdi a minha e mesmo já indo completar um ano, ainda sofro e choro, como se estivesse vivendo o momento agora. É uma dor imensurável que nos lança parece ao fundo de um precipício, mas, a dor se torna um pouco amena, se buscarmos à Deus em orações. Assim teremos a capacidade de nos tornamos mais fortes e mais adiante, consolar um irmão numa dor presente. Lembre-se “So é capaz de consolar aquele que também foi consolado”
Busque sua força em *CRISTO*

Estou hoje na mesma situação Bruno. Descreveu tudo.

É normal pensar no luto de determinada pessoa, mesmo ela estando aparentemente bem? Tenho muito medo de perder essa pessoa, e não sei porque ultimamente tenho pensado na perda dela

Olá, Kevyin, como vai?

Como a pessoa está bem, a princípio não há motivos para pensar na sua morte. Recomendamos que o senhor busque ajuda para entender o porquê de estar com esse medo.

Abraços!

Perdi meu filho estou de luto não sei o que fazer Me ajude

Olá, Ana, como vai?

Sentimos muito pela sua perda. Estou encaminhando o seu contato para o Apoio da Abrale e dentro de alguns dias a senhora deve receber um e-mail nosso para que a gente possa conversar melhor.

Abraços!

Meu vo morreu ja fez 6 anos, eu tinha 9, ele foi assassinado na minha frente,e eu n fiz nada para ajuda lo, eu deixei ele morrer, ele era como um pai pra mim, eu o amava tanto, e n fiz nada para ajuda lo, sinto tanta falta dele. Eu fico me culpando por isso.

Olá, Emily, como vai?

Sentimos muito pela sua perda, esperamos que a senhora consiga encontrar conforto.
Sugerimos que a senhora procure um profissional da Psicologia para conversar sobre a culpa que sente. Com toda certeza, esse profissional pode ajudá-la a entender melhor a situação.

Abraços

Meu nome é Simone Alves Lustosa, perdi meu filhinho querido em um acidente de moto comigo e meus dois filhos, quando um ônibus foi ultrapassar a bis que estávam tocou na gente, o de 10 anos veio a falecer quase na hora do acidente. Doi muito, pois nunca imaginei perder meu filhinho querido. Éramos muito ligados e é muito difícil entender o porquê de tudo isso ter acontecido. Há alguns dias, meu esposo tem me culpado pela morte de meu filhinho, não sei se vou conseguir continuar com ele.
Tem dois meses e 15 dias… Doi muito

Olá, Simone.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que consiga encontrar conforto e forças para enfrentar esse momento!
Pode ser interessante que a senhora e seu marido procurem algum profissional da Psicologia para que ele(a) consiga ajudar a senhora e seu marido a processarem a perda da melhor forma possível.

Abraços

Eu gostei de ler estou no mesmo barco tentando viver o luto antes Da morte meus Deus me dê forças

Olá, Geiciane.

Desejamos muita força para a senhora nesse momento. Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!

Abraços!

Boa tarde perdi meu filho fãs 6 meses ele tinha 28 anos era professor d academia entro no hospital pra tratar uma infecção no pulmão deu meningite foi muito rápido n consigo aceitar tá sendo muito difícil aceitar q entreguei meu filho vivo e depois fui buscar o corpo dele

Olá, Laide.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora e sua família encontrem força e conforto nesse momento!
Se precisar de algo, estamos à disposição.

Abraços!

Estou vivenciando uma perda há 3 meses. Abri mão de tudo para cuidar da minha mãe, a única coisa que me doe é porque meu marido teve que retornar a São Paulo para avaliação de um exame de câncer,no período de 20 dias minha mãe foi internada,quando retornei-me minha mãe já estava na fase terminal e não pôde ficar com acompanhante em função da pandemia ,ela ficou na sala vermelha aguardando ser internada,em fim ,não saiu a vaga e assim que cheguei fui visitá-la ,ainda falei com ela,mas quando sai da sala ouvi inúmeras gritos,com isso ,senti-me sem atitude, penso que poderia ter voltado à sala e assinado um termo de responsabilidade e tirado minha mãe do hospital.

Last edited 3 anos atrás by Maria Aparecida

Olá, Maria Aparecida.

Sentimos muito pela sua perda e pela situação vivida com a sua mãe! Esperamos que a senhora encontre conforto e forças nesse momento.
Se precisar de algo, estamos à disposição!

Abraços!

Hoje seria o aniversário da minha mãe, vai fazer 6 anos que ela se foi, na época eu tinha 19 anos e ela faleceu 3 meses antes do meu casamento! Ela teve um AVC, descobrimos na terça e quando foi na quinta ela teve a morte cerebral, sem falar que antes de terça ela estava perfeita, sem nenhum tipo de problema, realmente foi uma surpresa desagradável para todos da família! Eu não recebi apoio da minha família depois do ocorrido, me casei e fiquei muito isolada, até hoje não costumo falar muito dela, não deixo fotos espalhadas e nem visito o túmulo, eu simplesmente não consigo! A morte dela me mudou muito, dia eu muito mais introvertida, com oscilações de humor e durante 1ano tinha muito medo do meu marido morrer, se ele atrasasse 5 minutos eu já ficava gelada e com ânsia de vômito, hoje eu tento controlar este sentimento, as vezes quando recebo uma ligação após às 22h ou meu marido ou pai saem e ficam algum tempo sem fazer contato, o pior já passa pela minha mente infelizmente! No ano de 2020 precisei tomar antidepressivo, mas já parei! A sensação é de estar completamente sozinha no mundo, sem aquele amor incondicional, e para falar a verdade até hoje não gosto muito de parar para pensar na morte dela pois bate um desespero! Agradeço pelo artigo!

Olá, Andressa!

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga continuar encontrando forças para enfrentar a situação!
Ficamos felizes em saber que gostou do nosso artigo. Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!

Abraços

Eu depois que perdi minha mãe agora em julho vai fazer 3 anos cada ano que passa eu fico mais triste sem vontade de viver a saudades da minha mãe e demais vivo sozinha perdi tudo na vida como me doi minha vida e so chorar o que vou fazer com este vazio no meu coração

Olá, Fátima, como vai?

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação!
A senhora já pensou em procurar ajuda de um profissional da Psicologia? É possível que essa pessoa consiga de ajudar a encontrar formas de lidar com todos esses sentimentos.
Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!

Abraços!

Acabei de perder minha mãezinha. Eh uma dor tão grande que chega a ser física. Saber q a pessoa que mais me amou na vida não está mais aqui, dói tanto mas tanto. Sempre tive pavor que esse dia chegasse, e ele chegou, agora como posso lidar com isso????

Olá, Marcela, como vai?

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação!
Algo que pode ajudar a senhora a lidar com tudo isso, é procurar ajuda com o um(a) profissional da Psicologia, que conseguirá te ajudar a processar todos os seus sentimentos.

Abraços!

Perdi meu marido, 24/11)2021, está difícil não consigo pensar, não consigo voltar para nosso apto, estou em outra cidade na casa de uma irmã, preciso me reorganizar mtos anos juntos, não me recuperei ao mesmo tempo tive q resolver tantos assuntos, sinto q minha nova jornada está difícil, não consigo focar decidir onde e como recomeçar sinto mtas sdss tristeza

Olá, Marcia.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação. Como falamos na matéria, é importante respeitar a sua dor e cada um lida com ela de maneiras diferentes. Mas é muito importante respeitar o seu tempo, os seus limites e ir avançando, ainda que lentamente. Nesse processo, buscar ajuda, de maneira geral, se abrir com amigos ou parentes, locais onde a senhora sinta que os seus sentimentos validados, respeitados e acolhidos, pode ajudar!

Abraços!

Eu perdi a minha avó em 2019 e parece que quanto mais tempo passa pior é… desde que ela morreu que questiono a vida e o que andamos aqui a fazer, parece que nada faz sentido…todos os dias a noite penso muito nela, ainda nao acredito e começo a pensar no que ainda vou sofrer quando chegar a hora dos meus pais etc… nao tou a conseguir lidar com isto

Olá, Martinha, como vai?

Olá, Marcia.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação.
É muito importante respeitar o seu tempo, os seus limites e ir avançando, ainda que lentamente. Nesse processo, buscar ajuda, de maneira geral, se abrir com amigos ou parentes, locais onde a senhora sinta que os seus sentimentos validados, respeitados e acolhidos, pode ajudar a lidar com a perda!

Abraços!

Meu filho de 23 anos perdeu a esposa a dois dias por complicação do Covid?! Ela tinha apenas 26 anos está muito difícil ver meu filho sofrendo tanto!! Não sei o que fazer o que falar!! E tudo muito triste!!

Olá, Susi!

Sentimos muito pela perda da senhora e do seu filho, esperamos que vocês consigam encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação.
Há um Grupo de Luto específico para quem perdeu familiares na luta contra a COVID-19, talvez possa ser interessante para o seu filho conversar com outras pessoas e especialistas em Psicologia. Caso ele, ou a senhora, tenham interesse, o contato é este: [email protected]

Abraços!

Oi!!! Perdi minha mãe a 5 dias pelo Covid… Foi tudo tão rápido!!! Não conseguimos nos despedir… Meu pai está sofrendo muito, 47 anos de casamento. Uma ruptura muito grande!!!

Olá, Quele!

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora e sua família consigam encontrar forças e conforto para enfrentarem essa situação!
Caso tenham interesse, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) criou um grupo de apoio para pessoas que perderam familiares por conta da COVID-19: [email protected]

Abraços!

Ola boa noite. Eu gostaria de saber se o telefone da Abrale 0800 773 9973 e email aqui nos comentarios ainda está ativo.

Olá, Roseli, como vai?

Sim, os telefones e e-mail estão atualizados! A senhora pode entrar em contato conosco por estes meios:
– 11 3149-5190 (tel)
– 0800-773-9973 (tel)
https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
[email protected]
– (11) 31495190 (WhatsApp) No nosso site, abrale.org.br, no canto direito inferior também tem o ícone para falar pelo WhatsApp

Ficamos no aguardo do seu contato! Abraços!

Meu nome é Roseli , meu marido estava com cancer, descobrimos em julho 2021 e em dezembro faleceu, dia 25 de dezembro no natal, faleceu em casa e não quis ir ao hospital, faz 5 meses choro todos os dias tenho filho 26 anos e uma filha de 22, me ajudem por favor

Olá, Roseli, como vai?

Sentimos muito pela sua perda, esperamos que a senhora e sua família encontrem forçar para enfrentar e superar essa situação. O seu marido faleceu por qual motivo?

Abraços!

Faleceu devido um câncer de intestino com metástase no fígado.

Last edited 2 anos atrás by Roseli Antunes

Porque não me mandam resposta

Olá, Roseli, como vai?

Sua resposta não apareceu para nós, sentimos muito pela demora para responder.
Como a Abrale atende somente pacientes com doenças e cânceres hematológicos, não conseguimos prestar apoio à senhora. Por isso, recomendamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes e familiares de pacientes com cânceres sólidos, para que eles possam apoiá-la nesse momento. O contato deles é 0800 773 1666.

Abraços!

Como preparar uma filhinha de 3 anos para o luto da mãe???

Olá, João, como vai?

Encaminhamos a sua dúvida para os nossos especialistas e, dentro de alguns dias, o senhor receberá a resposta no endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário.

Abraços!

Olá meu nome é Genaina meu esposo faleceu no dia 29 de maio decorrente de complicações de covid. Já estava saindo da quarentena. Fiquei com nossas 2 filhas Vitória e Ana Beatriz . 12 e 3 anos. Ele era maravilhoso pai esposo amigo. Companheiro em tudo. Está difícil a perda.

Olá, Genaina, como vai?

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora e sua família encontrem forças e conforto neste momento!
Caso a senhora queira conversar com outras pessoas que passaram pela mesma situação e com profissionais da Psicologia, a Unifesp criou um Grupo de Luto. Para participar, é só enviar um e-mail para [email protected]

Abraços!

Oi boa noite me chamo Crislaine e tenho 33 anos meu pai faleceu quando eu ia completar 11 meses não tenho nenhum tipo de lembranças, mas sofro com isso até hoje, não consigo entender o porque Deus permitiu que ele partisse sem ao menos eu ter o conhecido

Olá, Cristiane, como vai?

Primeiramente, sentimos muito pela sua perda. Como a senhora já lida com esse sentimento há tantos anos, acreditamos que poderia ser interessante procurar ajuda de um profissional da Psicologia para te ajudar a processar essa perda.

Abraços!

Muito difícil perdi uma querida amiga cheia de vida e alegria, mas que por dentro estava muito atormentada e eu não percebi, infelizmente com esta loucura da pandemia ela tomou coragem e tirou a própria vida!!No momento parece que a qualquer momento alguém vai me dizer que foi um engano, mas volto a realidade e descubro que terei que me acostumar com a sua ausência!Oro muito e mantenho contato com a família dela como dito no texto falar sobre o luto nos ajuda muito a acalmar a tristeza de quem fica!!!Muito bom o texto !!

Olá, Bianca.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação. Muitas vezes, as pessoas não dão sinal de que estão passando por esse tipo de situação, então não se sinta culpada por não ter percebido 💗
E ficamos honrados que tenha gostado do nosso conteúdo!

Abraços!

Perdi o meu pai e fui eu que dei com ele já sem vida e é uma imagem que nunca vou esquecer e 15 dias passaram é só choro não tenho ânimo pra nada vivia com ele tudo me faz lembrar dele aja que preciso de ajuda psicológica

Olá, Felipa.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar conforto e forças para enfrentar esse momento.
Buscar ajuda psicológica pode ser de grande ajuda para conseguir lidar melhor com a perda!

Abraços!

Eu perdi minha sogra na sexta feira dia 1 de Julho 2021 ,ela era como uma mãe pra mim. Estou passando por essas fases do luto está difícil mas já consigo aceitar que ela partiu e foi para um lugar melhor que aqui.
Mas meu marido aceitou mais fácil ,ele já estava se preparando antes dela se ir.
A mãe dele praticamente avisou que tava chegando sua hora!

Estava pesquisando sobre como enfrentar dor da perda e cai aqui na sua página, esta me ajudando muito mesmo. Obrigada a quem criou esta página.

Vou tentar escrever mais pra vcs como passar dos dias pra ver o que estamos sentindo.

Olá, Mariza!

Sentimos muito pela perda da senhora e do seu marido, esperamos, profundamente, que vocês encontrem forças e conforto para continuarem enfrentando a situação!
Ficamos muito honrados em saber que nosso conteúdo está te ajudando 💖 conte conosco e nos escreva sempre que quiser!

Abraços!

Eu perdi meu marido em março de 2020 antes da pandemia,foi cruel nunca havia sentido tanto,perdi o chão ,ainda horo muito,tem hora que n me aguento,rle estava com arteias entupidas mais bem ,se internou contando piadas,era muito positivo…fez a cirurgia porém ,complicou perdi ele,perdi minha vida tbm…eu amo e estou sem rumos,tem hora q penso em correr e achar uma porta e vou encontra lo…muito difícil . Para piorar minha mãe faleceu em janeiro de 2021 porque eu tenho que sofrer tanto,minha mãe meu alicerte,minha raiz …sofri em dose dupla. Estou digitando e as lágrimas oculta a tela do celular …que Deus cuide de mim…

Olá, Edna.

Sentimos muito pelas suas perdas, esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação 💖 Como falamos na matéria, é importante respeitar os seus sentimentos e processo de luto. Para te auxiliar nesse processo, pode ser interessante buscar um(a) profissional da Psicologia.

Abraços!

Olá
Há 3 dias atrás perdi meu pai por consequência de uma infecção pós cirúrgica (foi feita a retirada de um pulmão por conta de um tumor) E estou sentindo uma dor insuportável, pois foi de repente, 16 dias após a cirurgia e ele aparentava estar se recuperando bem, toda felicidade que senti a princípio se transformou em uma faca que atravessou em cheio meu coração! Eu só consigo dormir a base de remédios e acordar tem sido uma tortura! Eu penso nele a cada segundo e não me conformo com sua morte e essa certeza de que nunca mais irei vê -lo de novo tá me dilacerando. Tenho 24 anos e nunca havia sentido essa dor do luto antes…sinto que estou morrendo também! Mês que vem é meu aniversário e dia dos pais e não terei meu pai aqui comigo, não sei como irei suportar! Preciso de ajuda…

Olá, Rafaela.

Sentimos muito pela sua perda! Esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação, mas lembre-se que o luto e a dor fazem parte do processo 💖
Contar com a ajuda de um(a) psicólogo pode fazer toda a diferença neste momento. Caso a senhora tenha plano de saúde, pode verificar na lista de profissionais cadastrados alguém dessa área para se consultar. Há também psicólogos(as) que atendem es consultórios particulares ou ainda grupos de luto que a senhora pode participar!

Abraços!

Eu sou uma criança de 12 anos e eu tô muito triste pois meus pais estão em uma situação muito ruim e talvez se separem .eu choro todo dia eu tento ser forte mas eu não consigo

Olá, Ana, como vai?

Sentimos muito pela situação que você e seus pais estão passando. Você pode tentar conversar com eles e dizer o que está sentindo nesse momento e é importante lembrar que mesmo caso eles se separem, continuarão sendo seus pais e te amando 💖

Abraços!

Perdi a minha mãe dia 08/06/21 pra Câncer, eu não sei que momento estou ainda, ainda vivo um luto.. Tento ser forte todos os dias , pois tenho um filho e sou separada, meu pai já é falecido.. Já me senti orfão, sem forças, mais busco todos os dias buscar novamente o sentido da vida, pois era um orgulho pra minha mãe, e lá do ceu não quero ela triste.. Mais doe muito e sinto muito sua falta , as vezes tenho impressão que isso é um pesadelo e vou acordar ela vai esta aqui.

Olá, Caroline.

Sentimos muito pelas suas perdas e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar a situação. Há diversos grupos de apoio de luto que podem auxiliar a senhora neste momento, caso a senhora sinta vontade de participar de um, te encorajamos a buscar essa ajuda 💖

Abraços!

Perdi meu pai em um.acidente de trabalho 😔😔😔😔😔

Olá, Rayane.

Sentimos muitíssimo pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação 💖
Não hesite em buscar ajuda caso você sinta que possa te fazer bem!

Abraços!

Boa noite
” A sensação é de estar completamente sozinha no mundo, sem aquele amor incondicional, e para falar a verdade até hoje não gosto muito de parar para pensar na morte dela pois bate um desespero”. Esse comentário descreve bem qundo se perde alguem que ama. O coração rasga de dor e vc fica perdido sem ter prumo e sem o que pensar. Minha mãe faleceu no dia 18 de agosto de 2020, e estava presente no mmento. Até hj fico me perguntanto, pq uma pessoa tm que morrer? No no processo de reconstruir a vida, mas tem um vácuo enorme. Quase todos os dias tento entender que a morte é uma certeza absoluta, mas é muito complicado e nada fácil. Não importa a idade que você tenha, a dor pela perda é grande e dolorosa.

Estou passando um bom complicado minha esposa perdeu sua mãe pela covid 19 e está grávida o que faço nesse caso???

Olá, Jefferson, como vai?

É importante que sua esposa sinta e tenha a experiência do luto, sinta todos os sentimentos, mas, especialmente por estar grávida, é importante que ela não deixe a saúde de lado, lembre de se alimentar bem e se cuide. É essencial que o senhor esteja ao lado dela para oferecer todo apoio que ela possa precisar e, caso ela ache que pode ajudar, procurar especialistas em psicologia é uma atitude bem-vinda nesse momento.

Abraços!

Perdi minha mãe por covid já um ano , e estou vivendo os piores momentos da minha vida . Não estou sabendo lidar com sentimentos , revolta , raiva , saudades , crise de ansiedade e muito medo de adoecer

Olá, Fabiane.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação 🤍
Para ajudar a lidar com todos esses sentimentos, nós aconselhamos que a senhora procure ajuda por meio de um grupo de luto ou com algum profissional da Psicologia. Em São Paulo, nós recomendamos o grupo de luto criado pela Unifesp específico para pessoas que perderam um ente por conta da COVID-19. Para fazer parte, a senhora pode fazer a inscrição pelo e-mail: [email protected]

Abraços!

Perdi o primeiro homem que amei em minha vida,ele me deu abraço tão forte menos de uma semana antes de partir,ele sofreu um infarto ,mas saiu caminhando até a ambulancia e menos de 1 hora depois ele não estava mais comigo.Ele me ligou conversamos e ele estava bem…Eu não posso ter perdido ele,tenho 35 anos e sempre que precisei ele me deitava em seus bracos e me falava pra descansar.Não consigo pensar nos bons momentos e não sentir dor.Eu não sei como seguir em frente sem ele.

Olá, Mariana.

Sentimos muito pela sua perda e esperamos que a senhora consiga encontrar forças e conforto para enfrentar essa situação 🤍
Caso a senhora se sinta à vontade, procurar ajuda de um grupo de apoio ou um profissional da Psicologia para auxiliar a lidar com os sentimentos.

Abraços!

Back To Top