Como os caminhos no SUS funcionam
Última atualização em 29 de julho de 2021
Diariamente, milhares de pacientes oncológicos passam pelos serviços públicos de Saúde em todo o país
Por Camila Vasconcelos, assistente de apoio ao paciente
Como sabemos, o Sistema Único de Saúde (SUS) é considerado um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Ele engloba todo o processo de tratamento – desde o atendimento ambulatorial, até cirurgias e transplantes de órgão.
O SUS assegura acesso integral, universal e gratuito para toda a população brasileira. Entretanto, embora muitos avanços tenham sido registrados, as dificuldades persistem.
O caminho percorrido pelos pacientes diagnosticados com algum tipo de câncer acontece, muitas vezes, de forma lenta. Por isso, é preciso ter atenção aos mínimos detalhes que abrangem a solicitação de primeira consulta, exames, encaminhamento ao especialista, fornecimento de medicamentos, dentre outros.
Tudo se inicia geralmente com a apresentação de sintomas. Podendo ser febres, sudorese noturna, manchas roxas, hemorragia, dores pelo corpo. Nesse momento, com o persistir dos sinais, o paciente frequentemente sente dúvidas de como buscar ajuda médica.
É importante saber que a porta de entrada do SUS são os Postos de Saúde. Por isso o paciente deve comparecer ao posto mais próximo de sua casa para fazer o Cartão do SUS, portando RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de nascimento/casamento. Mas em caso de urgência e emergência, deve-se procurar o pronto-socorro.
SUS atendimento
Após o cadastro no SUS e agendamento de consulta, o paciente passará primeiramente com o clínico geral. Ao identificar, por meio de exames, possíveis sinais de um câncer – ou qualquer outra doença – o médico poderá realizar o encaminhamento ao especialista. Ou seja, ele dirá ao paciente com qual especialidade deve se consultar, se Hematologia, Cardiologia, Oncologia, dentre outras. Este será o primeiro passo para um atendimento conclusivo sobre os sintomas.
É normal os pacientes diagnosticados com câncer sentirem um turbilhão de emoções no momento da notícia e voltarem para casa cheios de dúvidas. Vale seguir uma dica: adotar um caderno ou bloco de notas no próprio celular a fim de anotar todas as dúvidas que surgirem em mente sobre o diagnóstico, tratamento e até mesmo dúvidas sobre mudanças que deverão ocorrer em sua rotina (estudos, trabalho, etc.). Dessa forma, é possível na próxima consulta esclarecê-las com o próprio médico, e caso permaneçam, entrar em contato com a ABRALE.
SUS agendamento
Entre as etapas percorridas o paciente costuma sentir muitas dificuldades quanto aos atrasos no agendamento de consultas, de exames, entrega de medicamentos. Além de tantos outros obstáculos. Não somente os recém-diagnosticados, mas aqueles que estão em tratamento e aqueles que já alcançaram a remissão. Para tudo isso, o paciente precisa estar atento em acionar a Ouvidoria do hospital. Registrar sua reclamação e fazendo valer seu direito ao acesso ao tratamento de qualidade.
Para o paciente que já tiver o resultado do diagnóstico do câncer, a Lei dos 60 dias o ampara e obriga que o início do tratamento ocorra dentro desse período. Isso ajudará na combinação entre diagnóstico precoce, o aumento das chances de sucesso no tratamento e recuperação da saúde.
Entende-se, portanto, que nessa jornada o maior desafio não é só do paciente. É também do Governo, Organizações da Sociedade Civil e cidadãos em torná-la mais humanizada, integral, ágil e compreensível. Cada caminho a ser tomado requer muita atenção, informação e responsabilidade. Dessa forma, a vivência em cada etapa é a proximidade do sucesso no tratamento.
Boa noite minha esposa teve um câncer do colo do útero fez kemil radioterapia melhorou mas o câncer saiu enraizou tá se espalhando e o médico pediu um exame detalhado um pet CT este exame custa muito caro não é feito pelo SUS só no particular queria uma resposta um retorno sobre este assunto e a casa de urgência assim eu espero que a lei do município do estado seja cumprida
Olá, Maria Cícera, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise e recursos necessários para te orientar. Mas, indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que oferece apoio para todos os tipos de câncer, e, com certeza, eles conseguirão te auxiliar! ?
O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Boa noite!
Eu perdi a visão em um dos olhos e estou correndo o risco de perder do outro também, passei por um clínico geral e ele me deu um encaminhamento ja faz mais de 1 mês ate hoje não fui chamado, no encaminhamento ta classificado como emergência, posso ir direto no hospital com ele? Ou tenho que esperar eu ser chamado para a consulta?
Olá, Fabricio, como vai?
A Abrale é uma Associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, não temos a expertise necessária para te orientar nesse caso.
Abraços!
Olá, tenho ceratocone com um grau elevado e não tenho condições de comprar a lente escleral. Não tem como usar óculos por conta do meu grau. Como posso fazer a solicitação dela pelo SUS, pois preciso com urgência para conseguir trabalhar.
Olá, Junior, como vai?
A Abrale é uma ONG que auxilia pacientes com câncer do sangue, não temos expertise no seu tipo de quadro. Por isso, indicamos que busque uma associação que preste apoio à pacientes com doenças oftalmológicas ou procure um advogado especialista em saúde.
Abraços!
Olá! bom dia minha mãe está com sobro no coração ela precisa fazer um exame ecocardio grama transesofágico ,estamos com encaminhamento do médico do sus ,pois não temos condições de pagar partícula ela tem 85 anos
Olá, Maria Célia, como vai?
A Abrale é uma ONG que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não conseguimos orientar vocês. Mas, busquem orientação no posto de saúde da região de vocês, para que possam orientar vocês.
Abraços!